quarta-feira, 30 de junho de 2010

CNBB vai publicar documento de estudo sobre Igreja e Comunicação

A série Estudos da CNBB vai ganhar mais um documento. O Conselho Permanente da CNBB aprovou na quarta-feira, 23, a publicação, nesta coleção (também conhecida como Coleção Verde), de um texto sobre Igreja e comunicação, elaborado pelo Setor de Comunicação Social, da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB.
O texto foi apresentado ontem aos bispos pela equipe de redação, coordenada pelo presidente da Comissão, dom Orani João Tempesta, e servirá de base para a elaboração de um diretório de comunicação para a Igreja no Brasil. O assunto poderá entrar na pauta da assembleia da CNBB em 2011.
“Dar à Igreja no Brasil um diretório de comunicação é um sonho acalentado por muitos que me antecederam na Comissão”, disse dom Orani. “Este texto é um trabalho que tem a participação de muitas pessoas e deve ser uma referência no campo das comunicações sociais”, acrescentou.
Segundo o arcebispo, o documento olha para o futuro “procurando ver, não apenas os meios de comunicação, mas todo o processo de comunicação, lançando novos olhares em relação à comunicação”.
O conteúdo do documento foi apresentado pelos membros da equipe de redação, professor da PUC-Minas, jornalista Mozhair Salomão Bruck; pela professora da Faculdade de Comunicação da Paulus, Irmã Joana Puntel Pimentel; pelo professor da USP, Ismar de Oliveira Soares, e pelo diretor geral da Paulus, padre Manoel Quinta.
A publicação de documentos de estudo é prevista no Art. 139 do regimento da CNBB, quando o texto não está “suficientemente maduro para ser documento oficial da CNBB”. Sua publicação destina-se ao conhecimento das comunidades que têm a oportunidade de estudá-la e opinar sobre seu conteúdo. O texto pode, oportunamente, ser apresentado à assembleia da CNBB à qual é reservada sua última versão e aprovação, tornando-se, então, documento oficial da Conferência e sendo publicado na coleção Documentos da CNBB, também conhecida como Coleção Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.
Neste blog, todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.
NÃO publicamos:
Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
Comentários fora do assunto.
Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.
Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.
Bem-vindo e obrigado pela participação!