quarta-feira, 28 de abril de 2010

Igreja e Comunicação


INFORMAÇÃO ECLESIAL SEJA SEMPRE MAIS TRANSPARENTE


O porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi, recebendo os participantes do VII Seminário profissional dos porta-vozes da Igreja, apresentou um amplo panorama sobre as funções e os objetivos da Sala de Imprensa da Santa Sé. O Seminário, intitulado "Comunicação da Igreja: identidade e diálogo", concluído na tarde desta quarta-feira, realizou-se na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

Uma porta aberta entre o Vaticano e o mundo das comunicações sociais: assim o Pe. Lombardi definiu a Sala de Imprensa da Santa Sé, recordando o seu estar a serviço dos jornalistas a fim de que compreendam o magistério petrino.

O porta-voz vaticano ressaltou tratar-se de uma comunicação que se faz em duas direções:

"Cremos atuar em dois sentidos: comunicamos textos, informações, documentos da Santa Sé ao mundo das comunicações, mas recebemos também perguntas, buscamos entender problemas e interrogações para propor aos nossos superiores na Santa Sé questões a serem enfrentadas, respostas a serem dadas às perguntas."

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé deteve-se, em seguida, sobre a importância de uma relação serena, objetiva, tranqüila com os jornalistas, evitando generalizações:

"Jamais posso dizer que a mídia seja má. Creio que seria um grave erro. Sei que a mídia reflete muitas posições e diferentes atitudes e também muitas capacidades profissionais que entram em diálogo comigo, que a meu ver interpretam as expectativas de um público amplo."

Em seguida, reiterando o valor de uma fonte confiável, Pe. Lombardi recordou a necessidade de uma maior transparência na comunicação da Igreja:

"Dar sempre mais a informação que nós podemos e sabemos dar, de modo tal que se reduza a impressão que muitos têm de que nós temos uma cultura do segredo ou das coisas a serem escondidas."

Sobre a questão dos abusos cometidos contra menores por parte de membros do clero, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé disse:

"Creio que seja um tema que não se deve absolutamente eliminar ou esquecer, aliás, creio que seja nossa tarefa conseguir fazer com que se desenvolva a comunicação na Igreja e na sociedade em nosso meio numa direção mais positiva."

Por fim, Pe. Lombardi recordou as atividades mais relevantes da agenda pontifícia nos próximos meses, entre as quais a viagem de Bento XVI à Inglaterra, prevista para setembro, durante a qual teremos a Beatificação do Cardeal John Henry Newman:

"É muito interessante. Isso significa evidentemente que o Santo Padre tem um particular interesse pela figura do Cardeal Newman, mesmo porque é o evento fundamental durante essa viagem, que evidentemente desejava fazer e considerava oportuno fazê-la." (RL)

Fonte: Noticiário da Rádio Vaticano (28/04/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.
Neste blog, todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.
NÃO publicamos:
Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
Comentários fora do assunto.
Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.
Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.
Bem-vindo e obrigado pela participação!