terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma Igreja eletrônica


Cada vez mais pessoas estão conectadas às redes sociais em várias partes do mundo, destaque para o Brasil, que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen Company, é o país com maior taxa de internautas utilizando algum tipo de rede social.
Diante de seres humanos cada vez mais conectados pelas novas mídias e tecnologias, resolvi construir uma reflexão pensando nas redes sociais e na evangelização, que se faz tão necessária no mundo em que vivemos.
Jesus Cristo gostava de compartilhar seus ensinamentos utilizando parábolas: “o reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie” (Mt 13, 47-50). Ensinamentos que estimulam nossas imaginações.
Penso que passava pela cabeça de quem ouvia sábios ensinamentos, um filme, que ilustravam as parábolas, mexendo com a imaginação de discípulos e curiosos. Os quem ouviam as parábolas narradas por Cristo, pareciam vê no imaginário, vídeos, daquilo que era narrado, semelhante, por exemplo: a quando sonhamos, ou assistimos a um vídeo enviado via e-mail por um amigo.

Cristo há milhares de anos atrás, na sua missão de propagar a boa notícia escolheu na sua imensa e já populosa “rede social”, doze discípulos, a quem chamou de apóstolos (Lc 6,12-19).

Disse Jesus: “por onde andardes anunciai que o Reino dos Céus está próximo” (Mt 10-7), o Reino está próximo, porque está dentro de nós, é nossa a responsabilidade de conexão, e implantação desse Reino.

Diante da missão deixada por Jesus, mesmo diante das dificuldades e perseguições, os apóstolos começaram a evangelizar, e a propagar os ensinamentos do mestre, atraindo novos seguidores onde passavam, para o Reino de Deus, criando uma imensa rede de novos evangelizados.  

Juntos, (em comunhão) e conectados, podemos ampliar ainda mais o anúncio da boa notícia. "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações”. (Mt 24-14).

Seguindo o exemplo dos discípulos, podemos hoje, agora, com um clique, pescar, adicionar, ir, em busca de seres humanos, para as “redes sociais” do Reino de Deus da justiça e paz. O conectado servo de Deus Beato João Paulo II, disse: “a evolução é compatível com a fé cristã”.

You Tube, Orkut, Facebook, Twitter, MSN, Blogs, Sites, e outras linguagens eletrônicas, são ferramentas importantes (atraentes) que aliadas aos dons individuais de cada cristão, podem contribuir para estimular ações virtuais na construção do Reino dos Céus. Basta que o “CRISTOCONECTIVIDADE” inspire você! Vídeos, correios eletrônicos, postagens, blogs, fermentas que podem ajudar a transformar vidas de seres humanos internautas.

Jesus de Nazaré tem um incalculável número de seguidores, suas “postagens” são lembradas, lidas, seguidas, “curtidas”, até nos confins da terra, poderíamos afirmar seguramente, em uma analogia, que seu “Twitter” tem o maior número de seguidores do mundo.

Mas é preciso seguir, curtir, estar conectado a Jesus de verdade, na (orAÇÃO) em plena comunhão com uma igreja missionária, evangelizadora, profética, e, inevitavelmente, eletrônica. Sinal de Deus na terra, luz e conexão para construir uma sociedade mais humana.

 “O desenvolvimento é o novo nome da paz.” Beato João Paulo II

 *Dado Galvão

*Católico, Documentarista (www.dadogalvao.org), Bacharel em Administração em Marketing, Pós-Graduando em Marketing, Novas Mídias e Redes Sociais, Coordenador do Projeto A Casa Caiu! O Alerta que Vem do Cárcere (www.acasacaiu.org E-mail: dadogalvao@hotmail.com

Jequié (Ba) 08 de junho de 2011.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Paróquia Nossa Senhora da Luz celebra o Dia Mundial das Comunicações


A paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, realiza o 2º Encontro de Comunicação, reunindo paroquianos e fiéis de comunidades da forania. A tarde de 4 de junho será um momento para os membros das pastorais e movimentos refletirem a carta do papa para os comunicadores e participarem de oficinas de comunicação. Os participantes poderão escolher entre quatro opções de temas: fotografia, redes sociais, texto jornalístico e novas regras ortográficas. O evento é coordenado pela Pastoral de Comunicação paroquial, e todos os agentes de comunicação estarão envolvidos na atividade. Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para pascom@pnsluz.com.br  Informando nome, grupo, paróquia e oficina que deseja participar. As vagas das oficinas são limitadas.


Programação


13:30 - Acolhida aos participantes

14:00 - Palestra de Fernanda Santana, jornalista da Pascom Arquidiocesana. Tema: Carta do Papa Bento XVI, “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

15:00 - Intervalo

15:20 - Oficinas de Comunicação

- Fotografia

- Produção de textos

- Redes Sociais

- Novas regras ortográficas

17:30 - Encerramento

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial das Comunicações

Um dia para celebrar o dom da comunicação. Para isso a Igreja instituiu em 1965, com o decreto conciliar Inter Mirifica, o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, o tema proposto para a reflexão é Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital. Todos os anos o papa escreve uma carta para os comunicadores abordando a temática escolhida. Na Arquidiocese de Salvador, uma programação especial foi preparada para este dia. O ponto alto das celebrações será a Missa pelos Comunicadores na Igreja Ascensão do Senhor - CAB, às 9h. Participe conosco!
E na sua paróquia, comunidade? O que vocês estão programando? Contem pra gente! Gostariamos de publicar a programação e também a cobertura fotográfica de vocês! Enviem a programação e depois as fotos para o e-mail: pascomsalvador@yahoo.com.br. Então, aguardo vocês!