quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pascom qualifica agentes de comunicação

Sábado, 09 de abril é dia de formação para novos agentes de comunicação na Arquidiocese de Salvador. O encontro de qualificação será das 8 às 17 horas, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral (Av. Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia).  A atividade faz parte do processo continuado de preparação dos agentes e o objetivo é animar a implantação de novos grupos de Pastoral de Comunicação (Pascom) nas paróquias da Arquidiocese. As fichas de inscrição para o encontro foram enviadas para as paróquias e dois representantes indicados pelo pároco devem ser enviados. Outras informações pelo e-mail pascomsalvador@yahoo.com.br ou telefone (71) 4009-6688.
A dinâmica do encontro é a troca de experiências. Grupos já consolidados de Pascom farão apresentações das suas vivências e os participantes também participarão de palestras com os formadores da Pascom Arquidiocesana. Na programação estão temas sobre o que é Pascom e planejamento pastoral, que serão refletidos entre momentos de oração e partilha.
Atualmente, há cerca de 25 grupos de Pascom consolidados na Arquidiocese. São vivências diferentes que usam ferramentas simples e baratas como os murais e os blogs até aparatos mais complexos como a produção de jornais. Mas antes de tudo são pessoas preocupadas com a espiritualidade da comunicação. “A comunicação é um processo relacional. É um encontro com o outro e para que este encontro seja eficaz é necessário o cultivo da espiritualidade. Nós somos a pastoral das relações, que também passa pelos meios de comunicação, e por isso estamos acessíveis a todas as realidades”, explica Patrícia Luz, responsável pela formação dos agentes de Pascom na Arquidiocese.